Você se surpreenderá com o significado de infundibuliforme

389 0

Calma que no final explicarei o significado da palavra do título. Mas até lá, saiba que se esta primeira frase lhe deixou inquieto, impaciente, angustiado, ou pior ainda, levou você direto ao final deste artigo, você é uma pessoa normal. Afinal, todos nós somos ansiosos, em um grau menor ou maior.

Termo originado do latim anxietas, que na tradução livre quer dizer “angústia, perturbação, pouco à vontade”, a ansiedade é considerada por muitos como uma “inquietação”, o ato de “sofrer antes da hora” ou a expectativa para que “algo aconteça logo”. Não é errado, mas não podemos nos limitar apenas a isso.
Apesar de ser uma sensação desagradável, a angústia é um sentimento que tem e teve um papel importante para nós humanos. Ela é o medo de que algo possa acontecer no futuro, sendo esse algo uma ameaça real ou imaginária, aumentando portanto as chances de evitar possíveis perigos futuros.

Um certo nível de ansiedade é normal e esperado (ainda está curioso com a palavra do título?), mas quando isso começa a trazer sofrimento no dia a dia das pessoas, e também daquelas a sua volta, a ansiedade começa a ser considerada patológica. Por isso precisamos ficar atentos ao nosso comportamento diante de situações que nos gerem expectativas.

Alguns sinais que devemos ficar atentos são: roer unhas, aperto forte no peito e na garganta, tontura, falta de concentração, irritabilidade, preocupação excessiva, medos irracionais, pensamentos indesejáveis, coração acelerado entre outros.

Uma das dificuldades de entender quando a ansiedade se torna patológica é que os sintomas físicos causados por ela podem ser confundidos com outras enfermidades médicas, dando negativo em vários exames, não conseguindo diagnosticar a causa. Exemplos mais comuns seriam enjoo, insônia, dor de barriga, falta de ar e fibromialgia.

Muitas vezes, a causa da ansiedade é a forma como interpretamos uma situação. Não raro, nossos medos, experiências ruins ou até mesmo o conhecimento sobre experiências ruins de outras pessoas nos gera essa sensação de desconforto diante da dúvida e da falta de controle da situação. Nesse caso, o melhor a se fazer é analisar se o motivo de estar ansioso é realmente uma situação de risco. Um profissional qualificado pode te ajudar muito a entender e a lidar com isso. Outras causas seriam fatores genéticos, doenças, medicamentos e estimulantes.

Meios simples para lidar com a ansiedade são exercícios físicos e atividades que ocupem a mente.

Finalmente em relação ao significado da palavra infundibuliforme, ele nada mais é do que “aquilo que tem forma de funil”. Se você chegou aqui antes de ler o artigo inteiro, com certeza ele seria muito útil para você.

Related Post