Você sabe o que é Harmonização Orofacial?

1126 0
Marta Lemos Costa Bittar é Mestre em Promoção de Saúde e Pós- graduada em Odontopediatria (odontologia para gestantes e bebês), Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Estética Dental, Clareamento Dental, Homeopatia e Florais de Bach. Capacitação no uso da toxina botulínica e preenchimento orofacial estético funcional.

A harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos combinados para um equilíbrio estético e funcional da face. Tem por objetivo harmonizar os dentes esteticamente e, funcionalmente, a boca, os lábios e a face, tratando tudo como um conjunto.

A saúde oral e corporal está interligada. A ausência de um único elemento dentário desalinha toda a arcada afetando músculos e a estética da face. Para conseguir absorver os nutrientes dos alimentos tem-se de mastigar bem, e para que isso aconteça deve-se estar com os dentes reabilitados. Por exemplo, pessoas com comprometimento dentário tendem a comer do lado oposto ao problema, consequentemente há um aumento muscular deste lado em relação àquele que esta sem uso e apresentam desta forma uma alteração também da estética facial.

Existem indicações para corrigir a estética e função dos dentes, gengiva, lábios, expressão facial, função muscular facial, marcas de expressão, maxilar, mandíbula, entre outros. Sempre de acordo com a face de cada pessoa.

Os dentes complementam o sorriso, que, por sua vez, complementa o rosto como um todo.

O dentista capacitado para harmonizar a face pode ir muito além do tratamento dentário.

O uso da toxina botulínica e ácido hialurônico estão sendo usados para completar a estética orofacial com a vantagem de serem procedimentos seguros e rápidos. Por não exigirem intervenção cirúrgica, podem ser realizados no próprio consultório e, na maioria das vezes, sem anestesia.

A Toxina Botulínica, o famoso Botox, conhecida por disfarçar rugas de expressão e preveni-las, é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos de sorriso gengival (gengiva em excesso ao sorrir), tratamento do bruxismo e apertamento dos dentes, dores de cabeça de origem odontológica, para casos de disfunção de ATM dentre outros, pois age paralisando o músculo, devolvendo-lhe o estado de normalidade. É um tratamento que vem apresentando resultados fantásticos.

O ácido hialurônico, substância produzida pelo nosso organismo e que está presente em nossos órgãos e articulações, serve para preencher rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Um exemplo é a utilização no contorno e volume labial (age como pastatour ou moldura de um quadro): corrige lábios com perda de volume e sem contorno, um lado mais caído que outro, sorriso invertido (o que traz o aspecto de tristeza).

A harmonização orofacial pode ser indicada nos mais diversos casos para realçar a beleza de homens e mulheres, com a vantagem de não impedir que o paciente exerça as suas atividades cotidianas. Os resultados a serem obtidos dependem da avaliação feita por um profissional qualificado.

Segundo as Leis: Federal 5.081/66 e Res/CFO 145/14 e Res/CFO 146/14 consideram que cirurgião-dentista pode atuar em procedimentos estéticos e aplicações de Toxina e Preenchedores.

Related Post