Um olhar frente as dificuldades e os distúrbios de aprendizagens

7 0
Neuropsicopedagoga / Psicopedagoga / Especialista em Avaliação Clinica Neuropsicopedagógica e Neurocognitiva/ Terapeuta Cognitivo Comportamental / Mediadora de Biofeedbcak , Neurofeedbcak e Neurometria Funcional / Mediadora do PEI I e II / Capacitadora Internacional do Método PEA ( Atenção e Funções Executivas) / Estagiária da Disclinica – 2020 Lisboa- Portugal.

Todo início de ano é sempre bom refletirmos sobre as dificuldades apresentadas pelos nossos filhos durante o ano escolar. Lapidar nossos olhares e escutas frente as queixas, ficar atentos aos comportamentos físicos e emocionais, os rendimentos escolares, a rotina e dinâmica familiar, enfim vários aspectos que são de suma importância para o desenvolvimento e que no corre – corre do dia a dia está passando despercebido e acarretando imensos prejuízos para nossos filhos. Desde uma rotina e uma dinâmica familiar, horário para deveres escolares, estudo diário, higienização do sono, autonomia, responsabilidades, colaboração com os deveres de casa… A supervisão dos responsáveis e uma cobrança saudável pelos resultados, sempre mostrando e orientando com amor, com toda certeza, teremos resultados satisfatórios. Cuidado com a agenda e horários… Estímulos são essenciais, desde com cautela e prioridade. A hora de estudo e dever de casa tem que ser prazeroso, sem correria, sem estresse, no local adequado, fora do quarto e de sala (sofá e cama), um ambiente agradável, e isso, nós responsáveis ensinamos e passamos aos nossos filhos. Lembrem-se, exemplos se arrastam… Na dúvida procure ajuda, seja orientado para orientar.

Voltando nosso olhar frente às dúvidas entre dificuldade e/ou distúrbio de aprendizagem fica a dica dos conceitos:

O que é dificuldade de aprendizagem?

Pode estar relacionada a inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico, os motivos relacionados com o próprio aluno e seu contexto de vida. Dificuldade de Aprendizagem refere a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender, devido a uma barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional.

O que é um distúrbio de aprendizagem?

Estão relacionados a problemas que não decorrem de causas educativas, exemplo: mesmo após uma mudança na abordagem educacional do professor, o aluno continua apresentando os mesmos sintomas. Diante disso, temos a necessidade de uma investigação mais aprofundada, que determinará quais são as causas da dificuldade em questão. Os transtornos relacionados ao processo de aprendizagem estão entre as dificuldades de aprendizagem que o aluno pode manifestar, entretanto, correspondem a um padrão muito abaixo da expectativa em relação a capacidade cognitiva esperada para determinada etapa escolar. Essas dificuldades são pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica, geralmente, associada a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro.

Related Post