SAÚDE

31 0

O Centro Universitário Municipal de Franca – Uni-FACEF – consolida-se como uma das instituições de excelência no ensino superior do país, graças a uma gestão eficiente de seus recursos e compromisso com a formação de seus alunos. Com treze (13) cursos inseridos em sua grade curricular, os mais procurados pelo mercado de trabalho, oferecemos aos estudantes toda a estrutura necessária para um aprendizado sólido, como bibliotecas setoriais e laboratórios.

A unidade III do Uni-FACEF foi totalmente planejada para receber os cursos da área da saúde, tais como, Medicina, Enfermagem e Psicologia e está dotada do que há de mais moderno em equipamentos de última geração, que compreendem laboratórios de computação e morfofuncional (para estudo de morfologia, histologia, fisiologia, patologia e imaginologia; centro de simulação realística (com duas salas de simulação, duas salas de observação e duas salas de controle); centro cirúrgico (com 8 estações cirúrgicas); estações de habilidades médicas (com 12 estações/consultórios médicos); sala multidisciplinar (estudos integrados); laboratório de práticas integradas; laboratório de técnica cirúrgica básica.

Buscando auxiliar o município na prevenção de doenças básicas e ampliar o atendimento à comunidade, inserimos os alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, desde o 1º semestre nas atividades básicas de atenção a saúde comunitária, em diversos UBS da cidade. Entre as ações praticadas pelos alunos, estão: visitas domiciliares com a finalidade de promover hábitos saudáveis; ações de pressão e glicemia nos diversos eventos da cidade; Saúde na Escola, visando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e orientação sobre os vetores da Dengue e outras doenças endêmicas; Ações de Saúde do Homem (novembro azul) e da Mulher (Outubro Rosa), entre outras.

No ambulatório-escola do Hospital do Câncer, os alunos realizam consultas em várias especialidades, como pediatria, ginecologia, clínica geral e cardiologia. No total, são realizados aproximadamente 1.000 atendimentos/mês, o que representa uma melhoria na saúde da população, além de reforçar procedimentos realizados em sala de aula.

Já os alunos do curso de Psicologia fazem cerca de 1.000 atendimentos por ano, auxiliando as diversas instituições da cidade, como: Hospital Psiquiátrico Allan Kardec, APAE Franca, Centro POP, CIEE- Centro de Integração Empresa-Escola, Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, CRAS, entre outros.

O Uni-FACEF, ciente de sua responsabilidade social na construção de um sistema de saúde efetivo, busca fomentar, em seus cursos da área da Saúde, uma proposta de formação de profissionais integrada às necessidades sociais, individuais e coletivas, a partir da vivência cotidiana do estudante com suas responsabilidades e atribuições no campo prático da saúde.

Related Post