Por que o Pilates Funcional é tão eficiente para os Idosos?

180 0
Formada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, especializada em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Franca, professora de pilates no Espaço Vida Pilates Funcional.

A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando cada vez mais, sendo assim a população idosa só tende a crescer, isso porque a medicina tem avançado cada dia mais e os idosos estão mais conscientes da importância de cuidar da saúde, e principalmente da necessidade de se praticar exercícios físicos para a manutenção da qualidade de vida.

No envelhecimento há um declínio muito grande da massa muscular, consequentemente da força, e também da flexibilidade, levando assim a uma inatividade funcional. Um idoso sem seus movimentos funcionais está em grande risco, além de perder boa parte de sua independência, ele pode cair e se lesionar ou até sofrer uma fratura. A dor nos idosos está sempre presente, associada normalmente a essas desordens crônicas.

E é aí que encontramos no PILATES FUNCIONAL uma excelente alternativa para os problemas da terceira Idade. Mas por quê? Em geral, quando pensamos em exercícios para idosos, pensamos em algo “leve”, “fácil” e “sem impacto”. Certo? Não, errado. É preciso desmistificar isso, para combater os problemas ocasionados pelo envelhecimento é preciso treinar força, flexibilidade, potência, equilíbrio, postura, coordenação, propriocepção. As opções para eles vão muito além de caminhadas curtas na praça ou de uma ou duas sessões de hidroginástica por semana.

Por isso o PILATES FUNCIONAL vem se tornando uma das modalidades mais procuradas pelos idosos, pois combina treinos de flexibilidade e fortalecimento muscular, tendo como base a melhora do controle dos músculos profundos do abdômen, da coluna e assoalho pélvico, incluindo os que controlam o fluxo da urina, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade, além de promover melhora no bem estar mental, social e emocional. Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios funcionais não são exclusividade de quem tem um bom condicionamento físico, é exatamente por serem funcionais que eles são extremamente indicados para idosos.

No ESPAÇO VIDA PILATES FUNCIONAL, realizamos um trabalho de fortalecimento global, porém com ênfase em membros inferiores, exercícios de potência, força muscular, equilíbrio, postura. Além disso, temos equipamentos aeróbicos (esteiras, bicicletas horizontais e verticais, elípticos) para uso diário dos alunos, pois sabemos que os exercícios aeróbicos são de extrema importância para a saúde, eles ajudam na melhora de força, no controle do peso corporal, e principalmente na melhora da capacidade cardiovascular. Venha conhecer nosso estúdio!

Mais alguns benefícios do PILATES FUNCIONAL
– Aumento da Densidade Mineral Óssea
– Melhora de Força e Resistência Muscular
– Melhora do Equilíbrio e Coordenação Motora
– Melhora da Flexibilidade e da Mobilidade
– Prevenção de Quedas, lesões
– Alívio da dor e do estresse
– Melhora dos reflexos
– Melhora da velocidade de caminhar
– Melhora da autoestima
– Ajuda a combater a depressão
– Melhora da postura

Related Post