Pilates Funcional x Dor

131 0

Quem nunca teve uma dor no corpo, principalmente na coluna? A dor é um sinal de alerta, para avisar ao corpo que algo está errado. Vários fatores como obesidade, sedentarismo, gravidez, esforços repetitivos, problemas emocionais e algumas doenças podem provocar algum tipo de dor. Porém, o estresse da vida moderna, a má postura e o sedentarismo, estão entre as principais causas dessa dor.

Uma pessoa com dor na coluna fica incapacitada de realizar atividades simples do dia a dia, essa dor pode causar uma compensação da própria coluna, provocando mais dor, resultando em uma dor crônica. Com a prática do Pilates, essas dores vão desaparecendo, pois a pessoa aprende a corrigir a sua postura, através da melhora da consciência corporal, do autoconhecimento do corpo, evitando posturas erradas durante os exercícios e nas tarefas diárias; e também através do fortalecimento e alongamento dos principais grupos musculares responsáveis pela sustentação e estabilização da coluna.

O método PILATES, tem como técnica a contração do abdômen (ativação do CORE -centro de força do corpo) durante a realização de todos os exercícios. O Core é formado pelos músculos do abdômen, da coluna e do assoalho pélvico, o acionamento desses músculos profundos é fundamental na estabilização, prevenção e tratamento de problemas na coluna. Cada movimento do pilates, exige um controle da respiração e uma postura adequada. Os exercícios são prescritos de forma individualizada, conforme os objetivos e limitações de cada praticante. Além de ser uma das modalidades de exercícios mais seguras, o Pilates Funcional ainda ajuda a prevenir lesões, estimular a circulação, controlar a respiração, melhorar a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração.

Diante dessa realidade, o ideal é prevenir, evitar que as dores apareçam, através da prática de um programa específico de exercícios e reeducação postural, como o Pilates Funcional. Seja para prevenção ou reabilitação, os resultados são surpreendentes, com diminuição das dores, melhora do condicionamento físico e consequentemente da qualidade de vida. Então, o que você está esperando? Venha conhecer nosso trabalho! Venha fazer uma aula experimental!

“Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os problemas da vida moderna.” Joseph Pilates

Related Post