Menopausa, a fase natural da mulher

227 0
Tiago Garcia Mercurio – Cientista e Coordenador na área de Pesquisa & Desenvolvimento de Formulações Alternativas para doenças crônicas e estéticas com ênfase em Sistema Tegumentar “Pele” e Obesidade, pela Faculdade e Centro de Referência de Iguatama-Mg.

Nosso organismo é considerado uma máquina que se transforma constantemente em cada fase da vida que estamos, esta mutação natural é dividida em 4 fases, sendo a fase evolutiva de maturação, relativa estabilidade, involutiva inicial, e a involutiva. A queda hormonal que ocorre no período do climatério (menopausa) apresenta em muitas mulheres diversos sintomas.

O climatério é o período no qual a mulher tem sensível perda da função ovariana, perdendo a sua capacidade reprodutiva, é um fenômeno natural que ocorre normalmente após os 43 anos, e só cessa quando o organismo se adapta a ausência das funções dos órgãos do sistema reprodutor.

Assim, devido às oscilações hormonais que ocorrem neste período, é marcado por diversos sintomas como: ondas de calor, irritabilidade, depressão, suores noturnos, alterações nos órgãos sexuais, ressecamento vaginal, diminuição de produção de algumas proteínas, principalmente da pele, cabelos e unhas, perda da firmeza e elasticidade da pele e ainda por uma incidência maior em algumas doenças, como as doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, osteoporose e artroses.

Assim, as mulheres que apresentam estes sintomas veem a necessidade do uso de terapias a fim de combatê-los. A terapia de reposição hormonal tem por finalidade suprir a falta de hormônios nesta fase da vida. Há dois modos para realizar essa terapia: a forma convencional ou tradicional em que se faz o uso de medicamentos sintéticos e a alternativa através de fitoestrôgenos (isoflavonas, amora, cimicífuga e etc).

Entretanto, diversos estudos relataram que as mulheres que faziam uso de hormônios sintéticos apresentaram maior incidência na formação de células cancerígenas. Sendo assim, inúmeros estudos estão sendo realizados sobre a terapia alternativa através de alimentos e em especial as que usam as isoflavonas da soja como fonte natural de fitohormônios.

Maiores Informações (16) 9.9764-8087

Related Post