Entendendo um pouco mais de Lesão por Pressão, também conhecida com Escara

381 0

A Lesão por Pressão pode ser definida como uma lesão causada pela diminuição do fluxo sanguíneo em uma determinada área do corpo, especialmente em locais com proeminências ósseas, devido à pressão exercida no local por um período de tempo prolongado. É também conhecida como escara ou úlcera de decúbito.

A classificação deste tipo de ferida é baseada na sua profundidade, e não em sua extensão. Temos lesão por pressão em pele íntegra, que apresenta uma área avermelhada ou arroxeada, às vezes confundida com um trauma no local. Há também as feridas abertas superficiais e as profundas, que podem chegar a uma exposição óssea, especialmente em ombros e calcanhares.

As pessoas mais suscetíveis a desenvolver este tipo de lesão são as que apresentam mobilidade e/ou sensibilidade reduzidas, e que permanecem por muito tempo em uma mesma posição, seja sentada em cadeira ou poltrona, ou deitada na cama. Os locais de maior incidência são a região sacral (final das costas), cabeça, calcanhar, trocanter (região do “culote”), cotovelos, maléolos (ossos laterais do tornozelo), ísquios (ossos nos quais “sentamos”), orelhas e ombros.

Prevenir o desenvolvimento desta ferida requer cuidados simples, tais como controlar hipertensão arterial e diabetes, quando existirem, ter uma boa nutrição e hidratação, estabelecer uma rotina de mudança constante de posição e manter as proeminências ósseas livres de pressão.

O que faz toda a diferença para a prevenção e o tratamento das lesões por pressão é o conhecimento. Por isso, nós da Curarte, estamos à disposição para fornecer toda orientação sobre os cuidados com as pessoas que estão em situação de risco ou que já desenvolveram a ferida.

Temos também os materiais necessários para a prevenção e o tratamento das Lesões por Pressão, tais como colchões e almofadas piramidais (caixa de ovo), colchões pneumáticos, óleo AGE, placas de hidrocoloide, hidrogel, entre outros produtos.

Venha nos conhecer!

 

Related Post