Diferenças entre faceta de resina, faceta de porcelana e lente de contato de porcelana

52 0

As facetas diretas de resina compostas de fotopolimerizável são confeccionadas diretamente na boca do paciente pelo cirurgião-dentista. A técnica exige grande habilidade do profissional, pois o mesmo tem que conhecer todos os detalhes da anatomia dental, a fim de proporcionar a melhor escultura e estética possíveis.

A principal vantagem das facetas diretas é o fato de não necessitarem de desgaste dental, podendo, na maioria das vezes, serem reversíveis, além de manter a integridade do dente. As resinas atuais apresentam alta tecnologia e características peculiares que lhes conferem ótima resistência, excelente polimento e estabilidade de cor. Entretanto, para o êxito do procedimento é necessário um rigoroso polimento. Dessa forma, o paciente deve retornar ao consultório nos primeiros dez dias e após três meses, para a remoção de excessos decorrentes da expansão do material. Polimentos adicionais são indicados de seis em seis meses. A durabilidade das facetas diretas de resina é de, aproximadamente, cinco a sete anos, sendo que reparos podem ser feitos sempre que necessários. Esta técnica permite estabelecer anatomia, função e estética.

As facetas de porcelana possuem, aproximadamente, 0,5 milímetros de espessura. Elas são confeccionadas pelo protético, mas cimentadas na face anterior dos dentes pelo cirurgião-dentista. Ao contrário das facetas diretas, nesta técnica é necessário realizar um pequeno desgaste dental com a finalidade de se fazer pequenas correções das posições dentárias, além de corrigir a cor de dentes escurecidos e manchados. As indicações das facetas de porcelana incluem dentes com alterações cromáticas, estética comprometida, dentes mal posicionados e estrutura dental comprometida.

As lentes de porcelana, também conhecidas como lentes de contato, são capas ultrafinas de cerâmica com espessura de 0,2 a 0,4 mm. Assim, requerem um desgaste mínimo da estrutura dental. São utilizadas para correção de cor e de formato dos dentes, tais como fechamento de diastemas, aumento do comprimento e largura dos dentes e arredondamento de ângulos, devolvendo ao paciente uma estética satisfatória.

Tanto as facetas como as lentes de porcelana apresentam excelentes vantagens: aparência harmoniosa, pois se assemelham à textura, cor e brilho de um dente natural; boa longevidade (10 a 15 anos ou mais); são tratamentos rápidos; não requerem manutenções periódicas e não alteram a cor.

Cuidados com a estética: O paciente não deve mastigar alimentos muito duros, principalmente com os dentes anteriores; não roer unhas e não usar os dentes para abrir embalagens e cortar linhas. Caso apresente hábitos parafuncionais, como bruxismo, é indicado o uso de uma placa miorrelaxante e também aplicação da Toxina Botulínica nos músculos da mastigação.

É primordial realizar boa higiene bucal, principal indicadora do sucesso no tratamento.

Related Post