Dermatologia Veterinária

18 0
Médica Veterinária formada pela Universidade de Franca/2003. Especializada e Pós-Graduada em clínica e cirurgia de pequenos animais pelo Instituto Qualittas/2008; Pós Graduanda em Dermatologia em Pequenos animais pelo Instituto Qualittas. Atuante em Clínica de Pequenos animais no Centro Veterinário Paulo VI, 400.

A pele do animal é considerada o maior órgão do seu corpo. É o primeiro órgão de defesa do organismo e constitui uma barreira fisiológica e estrutural entre o animal e o meio ambiente. Delimita os órgãos internos; protege contra raios UV; regula temperatura corpórea; armazena nutrientes; tem ação antimicrobiana; quando inflamada pode indicar alterações sistêmicas (sinalizadora de algumas doenças); oferece percepção sensorial aos animais; controla a perda de substâncias essenciais à saúde e oferece produção de vitamina D ao animal.

Para exercer adequadamente suas funções, a pele possui um percentual de hidratação necessário e mecanismos para minimizar a perda de água. Sabemos que para a função de barreira da pele permanecer intacta, evitando a perda excessiva de água e penetração de substâncias exógenas prejudiciais para o organismo, é fundamental uma boa hidratação.
Caso haja um desequilíbrio na hidratação da pele, pode ocorrer uma falha de barreira cutânea e o animal pode iniciar um quadro de irritação da pele, ressecamento, prurido (coceira), opacidade da pelagem, vermelhidão em certas áreas, podendo evoluir para inflamações da pele localizadas ou até mesmo generalizadas. Portanto, é importante o proprietário se atentar para coceiras em excesso, mudança de comportamento do animal, lambeduras, pontos avermelhados pela pele, feridas, falhas e opacidade na pelagem, inchaços, pontos inflamados e até mesmo otite (inflamação do conduto auditivo). Esses sinais clínicos podem estar associados a inflamações da pele e também a outras doenças de base, como endocrinopatias (por ex.: diabetes), neoplasias, doenças autoimunes, dentre outras.

Um médico veterinário especializado em dermatologia veterinária é o melhor profissional para o diagnóstico preciso e tratamento mais específico para cada alteração da pele, relacionadas ou não a outras doenças pré-existentes ou que estejam iniciando.