Como o Pilates Funcional pode ajudar no tratamento da depressão

116 0

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, atualmente, ela atinge 322 milhões de pessoas em todo o mundo, suas causas são múltiplas e controversas. Acredita-se que fatores genéticos e disfunções na produção e utilização de neurotransmissores cerebrais (serotonina e endorfina) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como o estresse, o estilo de vida e acontecimentos vitais, podem iniciar a doença, que tem como principais sintomas: tristeza, apatia, alterações de sono, apetite, peso, perda de interesse nas atividades do dia a dia, irritabilidade, problemas de concentração, pensamento suicida, além de problemas osteomusculares, tensões, sensação de peso nos membros, ombros e coluna vertebral.

Hoje em dia, existem vários tratamentos eficazes para combater e prevenir essa doença, e a prática do PILATES FUNCIONAL é um deles. Os exercícios físicos, em geral, são capazes de melhorar as conexões do cérebro, estimulando a liberação de neurotransmissores como a serotonina – que regula o humor, a endorfina, que aumenta a sensação de bem-estar, além da adrenalina, relacionada à emoção. O método PILATES, se realizado de forma regular, demonstra ter mais efeitos positivos sobre as pessoas que sofrem com depressão e ansiedade, primeiro porque ele leva em consideração a individualidade do aluno, tendo como princípio básico o trabalho integrado do corpo com a mente, através de uma respiração consciente, buscando sempre o equilíbrio e a melhora da consciência corporal.

Além disso, com os exercícios de fortalecimento e alongamento do método, conseguimos combater os sintomas fisiológicos da doença, através do aumento da força e resistência muscular, diminuindo o risco de osteoporose, aumento da flexibilidade, melhorando a postura, aliviando as tensões musculares, a qualidade do sono, consequentemente, a energia e a vitalidade também. Tudo isso ajudará no aumento da autoestima, os benefícios serão refletidos tanto na imagem exterior, quanto no interior do indivíduo que o pratica.

Aqui no ESPAÇO VIDA PILATES FUNCIONAL, além do pilates, temos equipamentos para a prática de exercícios aeróbicos (bicicletas, esteiras, elípticos) que são disponibilizados diariamente aos alunos com objetivo de melhorar o condicionamento cardiovascular, ajudar em tratamentos de reabilitação e, principalmente, no controle do peso. Esse tipo de exercício, além de ajudar no combate a depressão, também tem apresentado efeitos terapêuticos na prevenção e tratamento de doenças degenerativas como o Alzheimer e Parkinson, que progridem por meio da perda de neurônios.

Com todas as informações que temos hoje, uma coisa é certa, o tipo de exercício não importa, o fundamental é se exercitar, sempre, tornar isso parte do dia a dia, rotina. Não é fácil para algumas pessoas, mas compensa! Venha conhecer nosso espaço!

Related Post