Como construir uma marca de valor?

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Luciene Vitale, advogada, agente de propriedade intelectual pelo INPI, formada pela Universidade de Franca, Especialista em Direito Civil e Processual Civil e MBA em Propriedade Intelectual, Direito e Ética pela Universidade Cândido Mendes/RJ.

No universo corporativo, a MARCA é o maior patrimônio que a empresa pode ter e, com absoluta certeza, esse investimento poderá render além de qualquer investimento financeiro.

É essencial que tenha a certeza que sua MARCA é exclusiva dentro do segmento e viável para que possa obter o registro junto ao INPI, órgão responsável pelas concessões no país. O próximo passo, é efetivar o registro da MARCA, afim de que você adquira a sua propriedade e, ainda, proteja e dê credibilidade aos consumidores que passarão a escolher produtos e serviços por serem daquela MARCA.

Para que a MARCA agregue valor, ela necessita ser memorável e ter propósito, causando o desejo imediato de aquisição.

Ficamos expostos a propaganda a todo momento, seja pela TV, internet, outdoor, indoor, no supermercado, no ônibus, ou seja, estando em evidência, as MARCAS são captadas e guardadas em nossa memória.

Segundo Kotler, P. e Kotler, K. L., “os sujeitos criam o vínculo com as marcas se relacionando com elas como se fossem pessoas e, por sua vez, as marcas transmitem valores e satisfação de suas necessidades” (Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Campus, 2003).Segundo Kotler, P. e Kotler, K. L., “os sujeitos criam o vínculo com as marcas se relacionando com elas como se fossem pessoas e, por sua vez, as marcas transmitem valores e satisfação de suas necessidades” (Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Campus, 2003).

Assim, temos propriedade para afirmar que a MARCA é o maior patrimônio do empreendedor, diferenciando-a dos seus concorrentes, indicando qualidade e fortalecendo sua imagem junto ao consumidor. Ela não é somente um logotipo, um símbolo ou um nome, mas sim, um conjunto de ações, aplicado ao estudo de branding e investimento.
Algumas dicas para tornar a sua MARCA forte são:1. Seriedade e segurança, entregando o que foi contratado, no prazo, com preço justo e suporte pós venda;2. Oferecer excelência sempre, atualizando e capacitando seus profissionais;3. Entregar uma “experiência” e não somente um produto ou serviço;4. Transformar momentos rotineiros em vivências por meio da comunicação assertiva com o cliente;5. Cuidar do visual da sua identidade, ela precisa ser impactante e padronizada em todas as formas de publicações da empresa;6. As MARCAS mais valiosas fazem a diferença na vida das pessoas e da sociedade com ações inovadoras e envolventes.

Só cria uma MARCA de sucesso, aquele que acredita no seu negócio, investe e atende todos os requisitos legais para então, SER O VERDADEIRO DONO.

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