Como a Consciência Corporal adquirida com a prática do Pilates pode melhorar a qualidade de vida?

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Formada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, especializada em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Franca, professora de pilates no Espaço Vida Pilates Funcional.

Mas afinal, o que é consciência corporal? É a maneira como percebemos o nosso corpo, reconhecendo e identificando processos e movimentos corporais, internos e externos. É entender o funcionamento do nosso corpo, reconhecendo nossa verdadeira condição física, e principalmente nossas limitações, sabendo o que o seu corpo pode realizar e de que forma, quando em movimento, tendo-o como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio.

E qual a relação entre o Pilates e a consciência corporal. Além dos inúmeros benefícios que o Pilates traz, a prática do método vem se tornando uma nova tendência na realização de exercícios físicos, pois ele tem como um de seus princípios a interação entre a mente e o corpo, fazendo com que haja o desenvolvimento dessa consciência corporal, ensinando o aluno a “pensar” durante a execução dos exercícios, passando a realizá-los de maneira mais adequada, com mais concentração, sem desperdício de energia e, principalmente, com menor risco de lesão, obtendo assim mais resultados.

Outra forma de desenvolver a consciência corporal dos alunos é através dos comandos verbais que utilizamos durante as aulas, como por exemplo: “Contrai o abdômen” “Cresce a coluna” “Umbigo nas costas” “Relaxa os ombros” “Respira, inspira, expira”. A maioria dos exercícios de Pilates desafia a estabilidade corporal, exigindo muito controle do nosso movimento, então o aluno precisa entender que tem que contrair o abdômen, para não sobrecarregar a lombar, que tem que relaxar os ombros, para não tensionar a região da cervical, por exemplo. E através desses comandos, ele passará a prestar mais atenção no próprio corpo, dentro e fora das aulas, o que é a idéia básica da consciência corporal, uma espécie de autoconhecimento.

E através desse autoconhecimento, e da melhora das habilidades e condições físicas, as tarefas do dia a dia passarão a ser realizadas com mais energia, com uma postura melhor, evitando dores e, principalmente, movimentos errados, levando a uma vida mais ativa e com muito mais qualidade.

Aula de consciência corporal, relembrando os princípios do Piltates, ressaltando a importância da respiração e da contração do abdômen.