CINETOSE NA INFÂNCIA – Entenda o que esse termo tão estranho, porém comum, significa.

111 0
Formada em 1991 pela Universidade de Franca. Especialista em Linguagem pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Fonoaudióloga pela Secretaria Estadual de Saúde (atuando na Secretaria de Saúde de Franca), durante 25 anos, em atendimento a pacientes com disfonia, fissuras, reabilitação vestibular, treinamento de zumbido e no serviço de audiologia. Aprimoramento em Otoneurologia pela Escola Nacional de Saúde Integrada-Ensi, em 2018. Atualmente, em consultório particular realizando avaliação otoneurológica, reabilitação vestibular, reabilitação vocal, entre outras patologias.

Seu filho sente mal-estar, enjôo ou vomita ao andar de carro? Ele provavelmente apresenta CINETOSE.

Cinetose são episódios de tontura, cansaço, palidez, sudorese, salivação, náuseas e vômitos ocasionais, que acometem bebês, crianças, adultos, idosos, todos induzidos pela locomoção passiva (por exemplo, passeando de carro, ônibus, avião, barco, navio, trem, etc.) ou o movimento do ambiente visual (por exemplo, observando um estímulo optocinético rotatório ou a tela grande do cinema). Esta dificuldade é em parte devida a um conflito ou má combinação visu – vestibular.

A cinetose é uma das alterações do sistema vestibular (“labirinto”), frequentes na infância. Tontura, vertigem e desequilíbrio também são sintomas comuns. O diagnóstico é dificultado pela incapacidade da criança em descrever o que sente.

Assim sendo, queixas inespecíficas como mudança súbita de comportamento , perturbação do sono, agitação, dor de cabeça, medo de altura e escuro, quedas, receio em brincar, mau rendimento escolar e distúrbios de linguagem, alteração neuropsicomotora, além dos sintomas clássicos labirínticos devem ser frequentemente valorizados.

As avaliações otoneurólogicas médica e audiológica são de extrema importância para o diagnóstico e tratamento efetivo.

A Reabilitação Vestibular é uma medida terapêutica indicada com sucesso em casos de tontura, vertigem, desequilíbrio e principalmente a cinetose, onde exercícios específicos, orientação da dieta e mudanças na rotina é o tratamento mais efetivo, eliminando inclusive o uso de medicamento e reestabelecendo uma rotina tranquila para a criança e melhorando, inclusive, a interação social.

Rua Padre Anchieta, 1045
Sala 4 – Centro – Franca-SP
Fone: (16) 99238-5046

Related Post