Aromaterapia nos tratamentos estéticos

4 0
Formada em Estética e Cosmética, pós-graduada em Estética Avançada, especialista em Terapias Alternativas.

O termo Aromaterapia é aplicado a um ramo da Fitoterapia, em que a prática terapêutica utiliza óleos essenciais para estimular e equilibrar o corpo, físico e mental. Esses óleos são 100% naturais, extraídos de raízes, folhas, flores e frutas de determinadas espécies de plantas, que ajudam a promover o bem-estar e fortalecer as defesas do corpo.

Os óleos essenciais, quando associados a algum tratamento estético, auxiliam na potencialização dos resultados ajudando no emagrecimento, combate a celulite e estrias, redução de gordura localizada e flacidez, e ainda, na estética facial.

O tratamento começa sempre com uma anamnese, para entender o paciente como um todo, ou seja, físico, mental e espiritual. Assim, identificamos os óleos essenciais específicos para cada pessoa, que vão auxiliar no tratamento de patologias estéticas, podendo agir na regeneração celular, alívio de tensões, combate a bactérias, fungos e infecções. A Aromaterapia também ajuda a combater distúrbios como ansiedade, insônia, estresse, depressão e, ainda, a aumentar a energia e a concentração mental.

Fechando assim o protocolo, tratamos a parte emocional, que, na maioria das vezes, pode provocar uma inflamação levando ao aparecimento da celulite ou de acne, ganho de peso devido à ansiedade, acúmulo de toxinas dificultando o sistema linfático e sanguíneo. Precisamos entender que o bom funcionamento do corpo depende muito da nossa saúde mental.

Como profissional, que alia a Aromaterapia à estética, ressalto a preocupação de utilizar apenas produtos naturais na valorização e cuidado com a pele, que é um órgão extremamente importante do nosso corpo, pois absorve e reage com tudo que entra em contato. A indicação ou contraindicação do uso de óleos essenciais necessita de uma consulta com um profissional especializado e qualificado, que vai entender qual o melhor tratamento para cada pessoa.

Na clínica, associamos os óleos essenciais nos protocolos redutores, detox, procedimentos faciais, massagens relaxante e modeladora, drenagem linfática, entre outros. Existem várias técnicas de aplicação da Aromaterapia e utilizamos como principais:

– Massagem Aromática: são manobras de massagens terapêuticas ou estéticas, com óleos estimulantes ou relaxantes, que auxiliam no funcionamento dos sistemas, melhorando a oxigenação e nutrição das células, estimulando intensamente o sistema linfático.

– Difusão: trata-se de volatilizar o óleo essencial no ambiente onde o paciente está realizando o tratamento. Muito utilizado também para indicações de home care, potencializando o tratamento.

– Cosméticos: utilizamos óleos essenciais também para preparar nossos produtos para o tratamento personalizado de cada paciente, tornando o procedimento único e eficaz.

– Escalda-pés: é um banho de imersão dos pés, onde utilizamos água quente com óleos essenciais, pois o aquecimento dos membros inferiores promove uma dilatação nos vasos sanguíneos melhorando o sistema circulatório.

Related Post