Alguns benefícios do Vinagre de Maçã

18 0
Tiago Garcia Mercurio – Cientista e Coordenador na área de Pesquisa & Desenvolvimento de Formulações Alternativas para doenças crônicas e estéticas com ênfase em Sistema Tegumentar “Pele” e Obesidade, pela Faculdade e Centro de Referência de Iguatama-Mg.

A maçã (Malus spp.) é uma fruta de clima temperado, que necessita de repouso em temperaturas baixas para quebra de dormência, retomando com floração abundante e conseguinte produção. Essa fruta apresenta elevados teores de nutrientes, os quais podem trazer benefícios à saúde. Seu consumo, geralmente, é feito in natura. Outras alternativas do uso da maçã, como o suco concentrado de maçã, sidra e elaboração de vinagre, evita o desperdício de frutas que se apresentam fora do padrão de consumo. O vinagre é produzido a partir do processo de fermentação (leveduras produzindo etanol a partir de açúcares), seguido por acetificação (bactérias do ácido acético oxidando o etanol a ácido acético). O vinagre de maçã, especificamente, é obtido a partir da acetificação da sidra, que é o produto da fermentação alcoólica da maçã.

Indicações e Ação Farmacológica

O vinagre de maçã é antioxidante, diurético, atua contra problemas inflamatórios, facilita a digestão de gorduras e proteínas, renova a vitalidade, alivia a fadiga, combate dores reumáticas, azia, fortalece o sistema imunológico, influencia na redução do colesterol, equilíbrio de pressão arterial, auxilia na circulação sanguínea, contribui para a manutenção de uma pele saudável e prolonga a vida. Além disso, possui atividade antibacteriana e fungicida que desempenha importante papel na regulação da flora intestinal. Estudos também vêm demonstrando seu auxílio no emagrecimento, visto que ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose no sangue (picos de insulina são inimigos do emagrecimento), e também porque seu componente ácido acético é um bloqueador da absorção de amidos e açúcar. Um estudo realizado por WHITE e JOHNSTON (2007) observou que após ingerirem duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água, antes do almoço e do jantar, os participantes perderam em média dois quilos em um mês. Hoje no mercado também encontramos em cápsulas.

Toxicidade/Contraindicações.
Em excesso prejudica o fígado, produz acidez na boca e gástrica no estômago.

Maiores Informações: (16) 9.9764-8087

Related Post

A PELE

Posted by - 16/07/2018 0
Há mais de 150 anos, a pele foi descrita por Virchow como um envoltório com função de revestimento e proteção…