A pressão alta pode te matar: Saiba como evitar isso

272 0
Médico Clínico Geral e especialista em Medicina da Família pela UNIFESP. Emergencilista, pós-graduando em perícias médicas pela FAEP/FAMERP. Bacharel em Medicina pela Universidade de Uberaba, vem se especializando em saúde preventiva, para ensinar seus pacientes como ter um estilo de vida saudável. Acredita que o melhor dos remédios é a prevenção.

Muita gente tem pressão alta, talvez esse seja o seu caso. Ou talvez você conheça alguém que tenha. Mas vamos ser sinceros, você conhece alguém que morreu devido a hipertensão? Não, né? E é verdade que ela não mata ninguém, pelo menos não diretamente. E aí que mora o perigo. Se a pressão alta não mata, também é verdade que na lista das principais causas de mortes existem duas que estão intimamente ligadas a um quadro prévio de hipertensão. Ou seja, se você tem pressão alta, é possível que venha a morrer de derrame cerebral ou de um infarto do miocárdio.

Agora quero te perguntar outra coisa: é isso que você quer para o seu futuro? Morrer enfartado ou ter um derrame e acabar, na melhor das hipóteses, totalmente inválido? Espero que sua resposta seja um grande e sonoro NÃO. Você quer viver. Você quer ter saúde. Claro que quer isso. Todo mundo quer. O fato é que mesmo querendo isso, na maioria das vezes não mudamos nossos hábitos de saúde para viver assim. Se você tem pressão alta, hoje pode estar tudo bem, você poderá continuar a viver sem se preocupar, mas o tempo vai passar, até que, de repente, as complicações fatais vão bater à sua porta. E será tarde demais. Para evitar isso, quero te dar algumas dicas:

1) Por pelo menos uma vez por ano, vá ao médico, faça um check-up e verifique se sua pressão está normal. Se estiver, maravilha, siga a vida. Se não estiver, acenda a luz amarela e tente descobrir o que está acontecendo. Se você já tiver pressão alta, a afira pelo menos semanalmente;

2) Cuide do sal. Estou parecendo sua mãe falando? “Menino, pare de colocar tanto sal na comida, isso faz mal”. Se ela te falava coisas assim, ela está certa e você errado. Pare com isso agora. Se você não for hipertenso, poderá se tornar se continuar a consumir muito sal. Se você já for, a coisa pode fica ainda pior, acredite. Em qualquer um dos casos, mude seus hábitos urgentemente;

3) Bebidas? Cigarros? Frituras? Nossa, que conjunto horrível. Tudo isso só prejudica sua saúde e te ajuda a piorar a pressão. Sinceramente, você tem que mudar esses hábitos. Evite frituras e nem pense em fumar. Só bebe socialmente? Sério mesmo? Acha que eu acredito nisso? Você precisa parar de se enganar, meu amigo;

4) Coma muitas frutas, verduras, legumes, faça atividades físicas. Beba água. Confie em Deus e tente não se estressar tanto com a vida. Bem, acho que você está “careca de saber” que é preciso fazer tudo isso, não é verdade? O que você precisa é tomar juízo e realmente mudar sua vida. E fazer isso urgentemente.

No final, se você precisar de ajuda, conte com os conselhos dos profissionais da UNA Especialidades Médicas. Nós podemos te ajudar a melhorar sua vida.

Related Post