A importância da Vitamina C para a nossa pele

25 0
Tiago Garcia Mercurio – Cientista e Coordenador na área de Pesquisa & Desenvolvimento de Formulações Alternativas para doenças crônicas e estéticas com ênfase em Sistema Tegumentar “Pele” e Obesidade, pela Faculdade e Centro de Referência de Iguatama-Mg.

Os seres humanos e outros primatas são os únicos mamíferos incapazes de sintetizar a Vitamina C.

É importante na defesa do organismo contra infecções e fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos. É essencial para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo humano (derme, cartilagem e ossos).

O mecanismo pelo qual o ácido ascórbico atua na síntese de colágeno é complexo e ainda não totalmente esclarecido. Recentemente ficou demonstrado que a vitamina C tópica aumenta o nível de RNA-m dos colágenos I e III, na derme humana.

As proteínas da matriz do tecido conjuntivo são degradadas por várias proteases, principalmente as metaloproteinases, dentre as quais se destacam as colagenases intersticiais, que mediam o passo inicial da degradação do colágeno, ocasionando a diminuição da hidratação e firmeza da pele. Estudos conduzidos com cultura de fibroblastos de pele humana demonstraram que a vitamina C estimularia a síntese de colágeno preferencialmente sem afetar a síntese de proteínas não colágenas.

À medida que a pele envelhece, a derme torna-se fina, e seu conteúdo de colágeno diminui. Essas alterações são aceleradas pela exposição aos raios UV, de forma crônica. A radiação UV gera a formação de radicais livres. Por sua ação na biossíntese de colágeno e por seu efeito redutor de radicais livres, a possibilidade de liberar doses farmacológicas de ácido L-ascórbico via percutânea apresenta-se como uma interessante e importante terapêutica.

Em relação aos efeitos dos derivados de Vitamina C nos melasmas, experimentos com a aplicação tópica de uma pomada contendo fosfato de ácido ascórbico comprovaram que o composto exerce efeito na diminuição da pigmentação por meio da supressão da ação da tirosinase pelo ácido ascórbico, onde que esta enzima é responsável também na produção do melasma.

Maiores informações (16) 9.9764-8087

Related Post

A PELE

Posted by - 16/07/2018 0
Há mais de 150 anos, a pele foi descrita por Virchow como um envoltório com função de revestimento e proteção…