A Homeopatia nas doenças de INVERNO

100 0

A Homeopatia é uma opção muito eficaz na prevenção e no tratamento das doenças que comumente aparecem no inverno.

Em Homeopatia trabalhamos baseando-nos em modalidades, que são os fatores de agravamento e melhora dos sintomas, como por exemplo, há pessoas que adoecem quando expostas ao frio seco, outras quando tem contato com pelo de animais, outras quando o tempo muda para chuva ou quando se molham, outras ainda pelo calor irradiante, e outras por choques térmicos.

Baseando-se nisso, o homeopata pode agir aumentando a imunidade do paciente prescrevendo o seu remédio de fundo, e além disso, de acordo com as modalidades, são prescritos medicamentos que aumentam a resistência da pessoa especificamente, de acordo com a sua sensibilidade.

Além do mais, existem os chamados Nosódios ou Bioterápicos, que são medicamentos específicos para determinadas doenças, oferecendo imunidade específica contra o vírus da Influenza, por exemplo.

Além da atuação preventiva, a Homeopatia oferece a possibilidade de tratamento para a maior parte das doenças de inverno, evitando assim o abuso de antibióticos, antialérgicos e corticoides, que devem ser prescritos em casos específicos. Já é sabido que o uso indiscriminado de antibióticos já vem facilitando o aparecimento de superbactérias, que matam em horas, e são resistentes a todos os antibióticos.

É obvio que o homeopata experiente sabe quando é necessário entrar com a medicação alopática, ou encaminhar seu paciente para um outro especialista, para que ele não corra risco de agravamento ou de morte. Mas sabe também que 90% dos casos que ele atende com afecções frequentes no inverno respondem bem ao tratamento homeopático, não sendo necessária a medicação alopática.

Assim, gripe, amigdalite, otite, sinusite, laringite, bronquite catarral e asma podem ser tratadas com homeopatia, mas é importante evitar a auto-medicação e a prescrição de leigos que, não sendo médicos, prescrevem medicamentos homeopáticos, colocando em risco a saúde e a vida dos pacientes. O único profissional habilitado para fazer um diagnóstico e prescrever um medicamento, seja ele alopático ou homeopático, é o médico. Muitas vezes uma meningite pode apresentar-se como uma simples virose, e uma pneumonia, como um resfriado.

Related Post